Horário especial na Ufes de 14 a 18 de julho: como fica a jornada flexibilizada dos TAEs?

Entre os dias 14 e 18 de julho, a Ufes funcionará em horário especial, das 7h às 13h, conforme Portaria Normativa nº 226/2025. Mas atenção, setores com jornada flexibilizada não são obrigados a aderir ao horário especial, desde que a unidade mantenha o atendimento ao público por no mínimo 12 horas ininterruptas.
Essa possibilidade está garantida desde a Portaria Normativa n.º 209/2024 da Reitoria, que regulamentou o funcionamento durante período de horário especial:
“Art. 1º (...) §5º A jornada flexibilizada das Unidades que não aderirem ao horário especial poderá ser mantida desde que o funcionamento para atendimento ao público ocorra por no mínimo 12 (doze) horas, preferencialmente entre 7 e 19h.”
Por outro lado, se a unidade optar por aderir ao horário especial de funcionamento, a jornada flexibilizada será suspensa temporariamente e, nesse caso, será necessário reprogramar o horário dos trabalhadores com jornada para 8 horas diárias durante a semana de 14 a 18 de julho:
“Art. 1º (...) §4º As pessoas servidoras com autorização para realizar jornada de trabalho flexibilizada de 6 (seis) horas diárias [...] cuja Unidade não garantir o atendimento ao público por no mínimo 12 (doze) horas ininterruptas, terão a flexibilização suspensa até o término do período [...]”
Neste caso, os TAEs deverão trabalhar 6 horas presenciais e compensar as 2 horas restantes com cursos de capacitação, conforme Portaria Normativa n.º 70/2025 da Progep.
Atenção, nem todos os setores estão submetidos ao horário especial de funcionamento:
"Art. 5º As pessoas servidoras em exercício no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), no Hospital Veterinário e nas Áreas Experimentais dos Centros do Sul do Espírito Santo deverão observar as orientações de funcionamento emitidas pelas Unidades Estratégicas de vinculação."
Fique atento(a) às orientações da chefia imediata da sua unidade e, em caso de dúvidas, procure a CPFJ, a CARP/Progep ou o seu sindicato.